Índios, Reforma Agrária, Meio Ambiente e Sociedade...

Sejam sempre benvindos



E, se quiserem, deixem seus comentários...é só clicar!















sábado, 14 de maio de 2011

Moradores reclamam de entulho e lixo depositados em Pirajuí

 

O acúmulo de lixo e entulho em um terreno localizado na rua Paraná, na vila Ortiz, em Pirajuí, vem gerando reclamações de moradores do bairro. Nas últimas semanas, até animais doentes e pneus velhos foram abandonados no local. A população teme que o ambiente favoreça a proliferação de doenças. Já a prefeitura informou que o terreno é particular e que está tentando identificar o proprietário para notificá-lo.
As fotos enviadas à redação do Jornal da Cidade mostram que o local, que fica a cerca de 20 metros das residências, na região chamada “Tira-terra”, transformou-se num verdadeiro “lixão” a céu aberto.
Grande parte do problema, porém, é causada pela falta de conscientização dos próprios moradores, que depositam dejetos no local apesar da coleta de lixo feita periodicamente pelo município.
O caso já chegou ao conhecimento do Ministério Público (MP) local. Conforme apurado pela reportagem, no último dia 29, o promotor de Justiça Roberto de Almeida Salles realizou uma visita ao local.
No mesmo dia, no período da tarde, uma equipe da prefeitura esteve no terreno para recolher os pneus que haviam sido depositados irregularmente no local.
Segundo relatos de moradores, eles estavam acumulando água parada, ambiente propício para procriação do mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus causador da dengue.
Procurado pela reportagem, o promotor informou que, após receber a denúncia, solicitou à delegacia da cidade a instauração de inquérito policial para apurar eventual crime de dano ambiental.
Salles ressaltou que o terreno é particular e que oficiou a prefeitura para que providencie a limpeza da área e a colocação de placas no local informando à população sobre a proibição de depósito de lixo e entulho.
Falta de conscientização
O prefeito Jardel de Araujo (DEM) alega que não possui equipes suficientes para fiscalizar todos os locais transformados em lixão pela população. “Para recolher entulho na cidade, nos pontos onde eles jogam, a gente tem que parar maquinários, às vezes alugar máquina e a gente não consegue fazer isso”, diz.
Segundo ele, apesar das dificuldades, a prefeitura realiza a limpeza das áreas onde há acúmulo de lixo. “O município recebeu a visita da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cesteb) nessa área e, constantemente, a prefeitura faz a limpeza dela. Mas não é só ali”, denuncia. “Tem vários pontos onde, infelizmente, até pela cultura, o pessoal joga lixo. Não tem como você fiscalizar tudo”.
O prefeito ressalta que, por orientação da agência ambiental, está tentando identificar e notificar o dono do terreno para que ele providencie a instalação de cercas no terreno. “Essa área não pertence à prefeitura. A gente está levantando de quem é”, revela.
Ele destaca que a cultura da população também precisa mudar para que aqueles que jogam lixo em locais indevidos sejam denunciados. “A gente sabe que tem morador que vê quem joga, conhece quem joga, e não chama a polícia na hora em que vê jogando para que ela possa estar autuando a pessoa”, afirma.
De acordo com o chefe do Executivo, o município procura dar um destino correto ao lixo que produz. “A prefeitura tem coleta de lixo, os pneus são recolhidos ao setor de garagem, em todas as borracharias”, diz. No caso dos pneus, ele explica que o setor responsável é a Vigilância Sanitária.
Ele confirma o relato dos moradores da vila Ortiz de que os pneus foram recolhidos do terreno no dia 29 de abril. “No momento em que chegou a informação na Vigilância, o setor que recolhe pneu no caso em específico, eles foram recolhidos”, declara.
Denúncias sobre o despejo irregular de lixo e entulho em Pirajuí podem ser feitas diretamente ao setor de Vigilância Sanitária da cidade pelo telefone (14) 3572-1030.

Fonte: Lilian Grasiela - www.jcnet.com.br
Extraído do blog O Biroska de Pirajuí

Nenhum comentário: