PASMEM....
MAIS UMA AREA DO PARQUE INFANTIL VAI SER DESMEMBRADA PARA DAR LUGAR A MAIS UM ORGÃO PÚBLICO SEM QUE A POPULAÇÃO OPINE A RESPEITO.
ENCONTRA-SE JÁ PROTOCOLADO NA CÂMARA MUNICIPAL DE NOSSA CIDADE UM PROJETO DO PREFEITO MUNICIPAL ONDE O MESMO SOLICITA AUTORIZAÇÃO DO LEGISLATIVO PARA DESAFETAR UMA ÁREA DE 2.000 METROS QUADRADOS PARA SER DOADA AO ESTADO PARA QUE SEJA ALI IMPLANTADA A SEDE DA PROMOTORIA PÚBLICA, BEM NA CONFLUÊNCIA DAS RUAS CAMPOS SALES COM A SEBASTIÃO RIZZO.
DE ACORDO AINDA COM O REFERIDO PROJETO PROTOCOLADO, NÃO SE TEM MUITO CLARO SE A PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO SERIA PARA A SEDE DA PROMOTORIA PÚBLICA OU MESMO PARA A CONSTRUÇÃO DE UM NOVO FÓRUM E SE ESTA QUESTÃO JÁ É DEFINIDA COMO CERTA POR PARTE DO ESTADO MAS SEGUNDO INFORMAÇÕES EXTRA OFICIAIS, O PROJETO JÁ ESTA SENDO ENCAMINHADO PARA ADIANTAR O PROCESSO OU ATÉ MESMO SENSIBILIZAR O ESTADO PARA ESTA OBRA DE CONSTRUÇÃO DA SEDE DA PROMOTORIA PÚBLICA.
OUTRA QUESTÃO É O FATO DE QUE O ATUAL FÓRUM ONDE A PROMOTORIA PUBLICA SE ABRIGA, FOI CONSTRUIDO NA DECADA DE 60, QUANDO SE DEMOLIU O ANTIGO PRÉDIO DA CADEIA PÚBLICA QUE, POR SINAL, TINHA UM ESTILO NEOCLASSICO E ERA TODO ESPECIAL EM SUAS FORMAS ARQUITETÔNICAS CONTRANSTANDO ASSIM COM O PAÇO MUNICIPAL NO MESMO ESTILO E NOS DIAS ATUAIS FOI DESCARACTERIZADO DE SUAS FORMAS ORIGINAIS, PARA DAR LUGAR AO ATUAL QUE MAIS PARECE UM CAIXOTE E QUE PODEMOS PERCEBER QUE O MESMO NÃO RECEBE POR PARTE DO ESTADO, JÁ HÁ ALGUM TEMPO, NENHUM TIPO DE MANUTENÇAO EM SUA APARENCIA OU ESTÉTICA. RESSALTAMOS QUE PARA SE JUSTIFICAR ESTA DOAÇÃO ESTA SE UTILIZANDO DE UM ARGUMENTO DE QUE AQUELA AREA É UM LOCAL OCIOSO E SEM NENHUM USO MAIS IMPORTANTE, MAS DEVEMOS LEMBRAR QUE ALI FUNCIONOU E FUNCIONA O PARQUE INFANTIL LEONOR MENDES DE BARROS, E É UMA AREA NOBRE, COM ARVORES CENTENARIAS E JÁ FOI UM CARTÃO DE VISITAS DE PIRAJUÍ.
AGORA AO UTILIZAR-SE DESTE ARGUMENTO É MUITO FÁCIL, POIS ELE ENCOBRE A FALTA DE POLITICAS PUBLICAS QUE VEM GERINDO MUITO MAL O DINHEIRO PUBLICO EM NOSSO MUNICIPIO, POIS QUANDO SE PAGAM ALUGUÉIS NÃO TÂO BARATOS PARA ABRIGAR-SE EM PREDIOS PRIVADOS DE FORMA NÃO MUITO ADEQUADA A BIBLIOTECA PUBLICA MUNICIPAL, E O ATUAL CINEMA UMA VEZ QUE NÃO SABEMOS DIREITO DE QUEM AFINAL É RESPONSÁBILIDADE DO MESMO UMA VEZ QUE É GERIDO POR INICIATIVA PRIVADA, MAS CUJA ENERGIA ELETRICA É PROVENIENTE DA CAIXA DE LUZ DO JARDIM ATRAVÉS DE CABO DE FORÇA PUXADO PARA O INTERIOR PREDIO.
A QUESTÃO NÃO É SE SERÃO DERRUBADAS MAIS ALGUMAS ARVORES OU NÃO, MAS SIM DE QUESTIONARMOS POR QUE DO PODER PUBLICO MUNICIPAL ESTAR LOTEANDO AQUELA AREA QUE, SE HOUVESSE VONTADE POLÍTICA E PLANEJAMENTO EFICIENTE, PODERIA SERVIR PARA ABRIGAR TANTOS EQUIPAMENTOS SOCIO CULTURAIS CUJA CARENCIA EM NOSSA CIDADE SE FAZ NOTAR DE FORMA GRITANTE, PARA SE ECONOMIZAR COM ALUGUÉIS DESNECESSÁRIOS. ALEM DO MAIS, SERÁ QUE PARA SE CONSTRUIR NESTA AREA HAVERIA A NECESSIDADE DE SE CORTAR ARVORES UMA VEZ QUE NO PROJETO ARQUITETÓNICO PODE SE PREVER E APROVEITÁ-LAS PARA TORNAR ASSIM O AMBIENTE MAIS NATURAL E AGRADÁVEL COM O QUE ELAS PROPORCIONAM?
PODEMOS OBSERVAR ASSIM QUE, NA PRIMEIRA INVESTIDA DO PODER PUBLICO MUNICIPAL, VARIAS ARVORES FORAM DERRUBADOS E HOJE VEMOS O QUANTO ISTO FOI TOTALMENTE DESNECESSÁRIO E O QUÂO ÁRIDO DE TORNOU O ATUAL PREDIO DO INSS DESPROVIDO DE VERDE ATÉ MESMO EM SEU PATIO INTERNO CUJOS VEICULOS FICAM EXPOSTOS AO SOL! O QUE COLOCAMOS AQUI TAMBÉM É A FORMA DE COMO AS COISAS ESTÂO SENDO ENCAMINHADOS EM NOSSO MUNICÍPIO PELO SENHOR PREFEITO MUNICIPAL, SEM AO MENOS UMA CONSULTA A POPULAÇÃO, COMO SE PIRAJUÍ FOSSE UM “FEUDO”.
DESTA FORMA VAMOS TODOS NA PROXIMA SESSÃO DA CAMARA MUNICIPAL, QUE OCORRERÁ NA PROXIMA SEGUNDA FEIRA, ÀS VINTE HORAS, ONDE O PROJETO DO SENHOR PREFEITO VAI SER APRECIADO E TALVEZ VOTADO PELOS SENHORES VEREADORES SENDO QUE ENTÃO FICAM AQUI COLOCADAS TODAS ESTAS INDAGAÇÕES QUE ORA FAZEMOS.
E. AGORA, COM A PALAVRA, OS SENHORES VEREADORES!
2 comentários:
Acredito que há uma estratégia mesmo, em deixar os equipamentos públicos desta cidade ociosos, para que depois sirva de argumento para sua "readequação" . Vivi em cidades com prédios centenários e outros não, em que todos os munícipes tinham um carinho imenso e que por isso, tornaram-se alvo de preservação do patrimônio pelo fato do caráter sentimental, paisagístico etc - algo que tenho certeza que o parquinho representa: por seu caráter sentimental, por ser mais uma área verde numa cidade tão quente como Pirajuí e tão puco arborizada, enfim, seria muito interessante se a população pudesse opinar e pudesse ser ouvida quanto a destinação daquele espaço público.
No mais, fica aqui minha perplexidade, mais uma vez, pelos atos arbitrários do atual mandante que mais parece um mini rei, com sua pequena corte (incluindo a casta dos "Chalaças" - ou os famosos leva e traz fofocas e maledicências...)que contrariam os principios democráticos da participação popular no que diz respeito aos rumos desta cidade.
Feudo é pouco, meu querido
Abraços fraternos
Rejane Busch
Carlos Drummond de Andrade dizia que escrever cartas aos jornais é coisa de quem não tem namorada, apesar de tê-la e amá-la muito, peço licença a ela pois o assunto e temerário, ou melhor, estremamente preocupante, essa pessoa que lamentavelmente está como nosso cuidador, infelizmente parece que o que importa é o resultado, pouco importando o que possa acontecer com o "meio" pior quando esse "meio" é o meio-ambiente, aí meu amigo,sai de baixo.
Grande abraço,peço licença para postar essa matéria nos meus blogs, www.colunaverde.blogspot.com e www.oamigodaoncavoltou.blogspot.com parabéns pelo blog!
Postar um comentário