Índios, Reforma Agrária, Meio Ambiente e Sociedade...

Sejam sempre benvindos



E, se quiserem, deixem seus comentários...é só clicar!















quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Vale a pena ler.........

 

Você certamente se lembra daquela famosa música do Chico Buarque, O Meu Guri, não é? A letra diz assim:


“Quando, seu moço / Nasceu meu rebento / Não era o momento/ Dele rebentar /Já foi nascendo / Com cara de fome /E eu não tinha nem nome / Prá lhe dar / Como fui levando / Não sei lhe explicar / Fui assim levando / Ele a me levar / E na sua meninice /Ele um dia me disse /Que chegava lá / Olha aí! Olha aí! /Olha aí! / Ai o meu guri, olha aí! / Olha aí! / É o meu guri e ele chega!”


A música foi composta por Chico em 1981 e conta pelos olhos de uma mãe - pobre e favelada - a história do filho ladrão. O olhar da mãe é incapaz de ver o marginal, só vê o filho amoroso. Chega a ser comovente a ingenuidade dela diante do produto dos roubos do filho:


“Chega suado/ E veloz do batente / Traz sempre um presente / Prá me encabular / Tanta corrente de ouro / Seu moço! / Que haja pescoço
Prá enfiar / Me trouxe uma bolsa / Já com tudo dentro / Chave, caderneta / Terço e patuá / Um lenço e uma penca / De documentos / Prá finalmente
Eu me identificar”


Na teoria cognitiva, “perspectiva” é a escolha de uma referência a partir da qual decodificamos uma experiência. Chico escolheu a perspectiva da mãe para analisar a situação e nos deu uma música emocionante e com uma crueza que chega a doer.
Bem, na reta final das eleições presidenciais de 2010 parece que perdemos completamente a noção de perspectiva. Discutimos temas importantes como o aborto pela perspectiva de quem consegue mais voto dos cristãos, sem dar bola para a questão do direito ao corpo x direito à vida. Discutimos a liberdade de imprensa pela perspectiva de quem quer se proteger dela, sem dar bola para as garantias constitucionais de expressão. Discutimos a privatização pela perspectiva ideológica, sem dar bola para os resultados obtidos.
E o dia 21 de outubro de 2010 ficará marcado como o dia em que chegamos ao fundo o poço, quando o candidato a presidente José Serra foi agredido no Rio de Janeiro. Não importa como foi a agressão, se com palavrões, bandeiradas, empurrões, bolinhas de papel, bexigas com água ou rolo de fita adesiva, o candidato foi agredido. Teve tolhida sua liberdade de caminhar pelas ruas. Essa é a perspectiva, que não muda, mesmo se a vítima da agressão for Dilma Roussef, Jô Soares, Tiririca ou você.
E à noite vi, estarrecido, Luis Inácio Lula da Silva abandonar a perspectiva de Presidente da República para assumir a de militante partidário e fazer troça de Serra. Nenhuma, repito melhorando o termo: NEM UMA palavra de censura à agressão saiu da boca do militante Lula. Apenas troça.
Consigo compreender a mãe da música do Chico. Cega de amor, como toda mãe, ela é incapaz de assumir qualquer outra perspectiva para decodificar a realidade. Mas e o Lula? Estava cego de amor? E os militantes que se dispuseram a agredir o candidato? E a imprensa que fez troça da “bolinha de papel”? E as centenas de imbecis no twitter, no facebook, nos blogs e emails, ridicularizando a vítima da agressão? Essa gente está brincando com fogo. Não percebe que, ao desviar a discussão para o acessório, está incentivando a violência. Do palavrão para a cusparada. Da cusparada para a bolinha de papel. Da bolinha de papel para o rolo de fita adesiva. Do rolo de fita para a pedra. Da pedra para a faca. Da faca para a bala. É assim que funciona, quando não damos um basta à primeira manifestação de intolerância.
A única perspectiva possível para decodificar o que aconteceu ontem é a das garantias do indivíduo, da liberdade de expressão, da liberdade de ir e vir, das garantias constitucionais. E a conclusão só pode ser uma: indignação!
Mas a burrice nacional só consegue discutir a bolinha de papel.

Luciano Pires

 

Recebi por emai e estou realemente repassando porque não importa o lado em que estamos, pois temos de ficar atentos para que não percamos as nossas  perspectivas frente a intolerãncia e a cegueira perante ela.

Realmente recebo diariamente muito “lixo” e não é de um só lado não: são de ambos os lados e, provalvelmente, nem é gerado pelos responsáveis pelas campanhas mas, infelizmente, falam em nome delas. De todo o lixo que eu recebi eu não repassei nenhum mas esta reflexão eu o faço aqui por quê como o proprio texto diz que não importa quem seja a vitima de uma agressão, se eu, voce, José Serra ou a Dilma Roussef. O que importa realmente é que houve uma agressão e que ela não foi nem contida e nem tolhida mas incentivada por quem tinha obrigação de dar um bom exemplo….

Cassio

Nenhum comentário: