Índios, Reforma Agrária, Meio Ambiente e Sociedade...

Sejam sempre benvindos



E, se quiserem, deixem seus comentários...é só clicar!















sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Evo Morales defende protocolo de Kyoto para evitar ‘ecocídio e genocídio’

PUBLICADO EM CLIPPING EM 10/12/2010 – AMBIENTEBRASIL

O presidente boliviano, Evo Morales, afirmou nesta quinta-feira (9), na conferência do Clima de Cancun, que se as nações ricas desistirem de renovar o protocolo de Kyoto e o compromisso de reduzir as emissões de carbono, “seremos responsáveis por um ecocídio e um genocídio”.

“Se mandarmos para o lixo a partir de agora o protocolo de Kyoto, seremos responsáveis por um economicídio, um ecocídio, portanto, um genocídio, porque estamos atentando contra a humanidade em seu conjunto”, disse Morales.

Aplaudido pela plenária da conferência da ONU, que reúne mais de 190 países em Cancun em busca de acordos para enfrentar as mudanças climáticas do planeta, Morales afirmou que os desastres do clima já tiram 300 mil vidas anualmente e que em poucos anos o número chegará a um milhão.

“Cada um de nós, especialmente presidentes, chefes de delegações, governos, coloquem-se à altura das milhões e milhões de famílias que são vítimas do aquecimento global, das mudanças climáticas”, acrescentou Morales ao pedir compromissos e esforços claros dos países.

Os países em desenvolvimento se enquadraram nesta conferência nesta reivindicação de uma extensão para além de 2012 do Protocolo de Kyoto. Este é um dos grandes obstáculos das negociações, uma vez que o Japão disse que não renovará este protocolo, ao criticar que Estados Unidos e China, os maiores emissores do planeta, estão fora do mesmo. (Fonte: G1)

Extraído do Portal  AmbienteBrasil em 10/12/2010

Nenhum comentário: