Índios Xinguanos protestam contra Funai e se aliam ao AIR
Índios do Xingu manifestam repúdio ao que está acontecendo com a Funai e apoiam a luta pela revogação do decreto de reestruturação e a saída da direção atual da Funai.
Segundo suas principais lideranças, eles estão se preparando para a reunião que farão em Cuiabá com o propósito de tirar uma posição política de todos os povos indígenas do Mato Grosso, e daí partir para Brasília para se unir aos índios do Acampamento Indígena Revolucionário.
Aliás, esse Acampamento está virando Movimento Indígena Revolucionário!!
Desse jeito, a aliança de todos os povos indígenas se consolida cada vez mais.
Mais de 400 índios se encontram acampados em Brasília, movimentando-se estrategicamente pelo Congresso Nacional, com apoio de alguns deputados de vários partidos. O batalhão de Kayapó do Mato Grosso está para chegar. O pelotão do Pará já está aí. Eita!
Agora, cuidado! É preciso não deixar que a audiência pública de amanhã, quarta-feira, no Plenário 3, sacramente o PL dos deputados Aldo Rabelo e Ibsen Pinheiro, pelo perigo que existe de passar o processo de demarcação para a Câmara ou o Congresso Nacional. Assim, não sobrará nada mais para demarcar!
Manifesto das principais Lideranças Indígenas
Estimados Parentes do Nosso Querido Brasil,
Temos acompanhado passo a passo as várias manifestações que estão sendo realizadas em todos os cantos do Brasil e igualmente temos percebido que algumas pessoas, inclusive os índios de organizações indígenas, não tem se pronunciado a respeito da terrível situação que vive o nosso órgão Fundação Nacional do Índio- FUNAI.
A FUNAI se tornou um órgão violento e opressor na gestão do Márcio Meira e equipe, o que temos presenciado é a total falta de atenção e respeito às comunidades indígenas do nosso país. Muitos problemas têm acontecido e vão acontecer cada vez mais se o Decreto 7.056 de 28 de dezembro de 2009 não for revogado totalmente. Precisamos da união de todos os Povos Indígenas do Brasil para que esse decreto que o lula assinou seja de uma vez por todas EXTINTO!
Queremos aqui também colocar que concordamos com todos os termos da carta Kaiapó do Sul do Pará. Não enxergamos na CNPI e na COIAB ( Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia brasileira ) qualquer elemento de representatividade, quem representa nós, somos nós mesmos e ponto final. Desde já comunicamos que:
A) Descredenciamos a COIAB de falar pelos índios do Parque Indígena do Xingu e da mesma forma descredenciamos a Comissão Nacional de Política Indigenista (CNPI) de falar por nós indígenas do Parque do Xingu. As bases da COIAB que ainda apoiarem essa organização vendida pensam da mesma forma que eles (COIAB) e pensam igual ao mentiroso e canalha Márcio Meira e equipe;
B) Qualquer entidade ou Povo Indígena que pensem igual a nós (Lideranças do Parque Indígena do Xingu) e que tenha algum sentimento de filiação na COIAB, pedimos encarecidamente que se DESFILIEM dessa organização indígena que têm deixado muito a desejar na defesa dos Direitos dos Povos Indígenas do Brasil;
C) Os Parentes do Parque Indígena do Xingu imploram, mas também exigem, a exoneração imediata do Marcio Meira e equipe;
D) Os Parentes do Parque Indígena do Xingu exigem a revogação integral do Decreto 7.056 de 28 de dezembro de 2009 e que seja colocado um indígena na presidência da FUNAI, eleito pelos verdadeiros líderes e Caciques das Comunidades Indígenas brasileiras;
E) O nosso integral apoio aos 300 indígenas acampados na frente do Ministério da Justiça que estão batalhando com dificuldades pelos nossos direitos e que nesse momento estão sendo agredidos fisicamente e psicologicamente;
Aqueles que se sentirem ofendidos com a nossa manifestação, que venham dizer isso na nossa cara e diremos algumas merecidas verdades!
Assinam as lideranças do Parque Indígena do Xingu!
Nenhum comentário:
Postar um comentário